Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica?
O alto valor da taxa de juros torna as linhas de crédito mais caras e pode dificultar o pagamento da dívida
Os beneficiários do Bolsa Família têm a possibilidade de realizar empréstimos na Caixa Econômica Federal. No entanto, a linha de crédito consignado conhecida como Empréstimo Bolsa Família está temporariamente suspensa desde 12 de janeiro, o que tem causado confusão na população.
O Empréstimo Bolsa Família era uma modalidade de crédito consignado que foi disponibilizada para os beneficiários do programa em setembro de 2022, mas foi suspensa para estabelecer novas regras.
Apesar da suspensão das novas ofertas de crédito pela Caixa, os contratos já firmados continuam válidos, com o pagamento das parcelas sendo descontado mensalmente do benefício.
Qual linha de crédito o beneficiário do Bolsa Família pode utilizar?
As famílias que recebem o Bolsa Família, mesmo sem o consignado mencionado anteriormente, ainda têm acesso a linhas de crédito. Isso é possível através do Programa Progredir, que oferece microcrédito.
O programa tem como objetivo complementar a renda familiar por meio do apoio a pequenos negócios, oferecendo empréstimos para autônomos, ou auxiliando na melhoria da moradia e educação da família.
Para solicitar esse empréstimo, é necessário ser beneficiário do Bolsa Família e estar cadastrado no Meu CadUnico. Para realizar a solicitação, dirija-se a uma agência da Caixa Econômica e confirme se você tem direito ao empréstimo.
Após obter essa informação, siga os seguintes passos:
Encontrar um fiador; Agendar uma visita de um agente da Caixa; Aguardar um prazo de 8 dias após a visita para saber se o empréstimo foi aprovado; Caso seja aprovado, aguarde o depósito do dinheiro na conta da Caixa.
Empréstimos não relacionados ao Bolsa Família
Além disso, existe a possibilidade de obter empréstimos sem estar vinculado ao Bolsa Família ou outros programas sociais. Basta consultar o banco de sua escolha ou criar um perfil no Serasa e utilizar o Serasa Crédito.
É importante ressaltar que o crédito deve ser sempre a última opção utilizada por todas as pessoas. As altas taxas de juros tornam as linhas de crédito mais onerosas e, caso o indivíduo não consiga arcar com suas dívidas, poderá se tornar inadimplente. Para obter mais informações sobre o assunto, acesse essa reportagem.
Um Comentário