Aposentados recebem abono durante o início do mês de julho; confira
Esse abono salarial nada mais é que a segunda parcela do 13º salário, que novamente foi antecipado
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já estão recebendo a segunda parte do abono remuneratório neste início de julho. Com isso, terão um aumento no seu poder de compra.
No entanto, esse abono remuneratório corresponde à segunda parcela do décimo terceiro salário, que mais uma vez foi adiantado. Normalmente, o pagamento deveria ocorrer apenas no final do segundo semestre.
Agora, com essa antecipação, os aposentados e pensionistas terão uma renda extra agora. No entanto, no final do ano, não terão esse valor, por isso é importante saber poupar e até mesmo guardar esse dinheiro.
Quando receber o pagamento
Assim, o pagamento do abono aos aposentados já está garantido. No entanto, o governo não paga todos os aposentados ao mesmo tempo. Portanto, cada um recebe em um dia específico.
Esse escalonamento de pagamento ocorre devido ao grande número de beneficiários, tanto aposentados quanto pensionistas. Também depende do valor que cada um recebe.
Por exemplo, os aposentados que recebem até um salário mínimo e possuem o número do benefício com final 1, receberão a segunda parcela no dia 25 de julho.
Nesse caso, é importante lembrar que o abono é pago a cada dia para um final de benefício diferente, de 1 a 9 e 0 (zero), sendo este último o último a receber.
Agora, para aqueles que recebem mais de um salário mínimo de aposentadoria, os valores são pagos entre os dias 3 e 7 de julho para aqueles com benefício final 1 e 6. Os pagamentos também se dividem entre os benefícios 2 e 7, 3 e 8, 4 e 9, e 5 e 0.
Gastos com os benefícios
De acordo com os dados divulgados pelo governo federal, atualmente mais de 30 milhões de brasileiros recebem benefícios do INSS. Assim, o gasto total ultrapassa os R$ 62 bilhões.
Desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, esse abono vem sendo antecipado. No primeiro ano, como muitos estavam sem trabalho e dependiam do apoio financeiro dos familiares aposentados, essa antecipação tornou-se uma alternativa.
No entanto, a medida persistiu nos anos de 2021 e 2022. Agora, em 2023, mesmo com o fim oficial da pandemia da Covid-19, o governo optou por antecipar o pagamento do abono do décimo terceiro salário para os aposentados e pensionistas da previdência social, garantindo uma renda importante ainda no primeiro semestre.
Veja também:
Leia também: Recebeu o Auxílio Emergencial? Você pode ter um SAQUE RETROATIVO de R$ 1,4 mil disponível!